Style Switcher

Layout options
  • Boxed Layout
  • Full Width Layout
Primary Color

Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis/RJ

24 2244-4012

O cinema da sala de aula

O cinema comove, diverte e provoca desde pelo menos 1895. A transposição da chamada Sétima Arte para o ambiente escolar ainda precisa vencer algumas barreiras, muitas das quais estão baseadas no uso equivocado da película, aquele filme ou documentário produzido para o Cinema, não falo sobre o vídeo educativo, falo daquele que o faro aguçado do expectador entende que poderá ajudar de alguma forma em aula. O cinema é uma das áreas em que é possível ter acesso a estéticas, ao lazer, as ideologias, aos valores, entre outros. 

É preciso superar algumas etapas internas para que o Cinema tenha uma aplicação efetiva em sala de aula.

Alguns passos simples tornam a ferramenta valiosa e frutífera. O primeiro deles é o mais divertido, é preciso ir ao cinema, assistir muitos filmes, séries e programas. Não precisa fazer isso com o desejo de que aquilo seja aproveitado, faça por diversão. O olhar treinado fará com que o sinal de alerta seja ligado quando algo poderá ser reaproveitado. Outro passo fundamental é rever o vídeo e, procurar aliar aquilo que está sendo exibido com o conteúdo que se está tentando ilustrar ou ainda querendo provocar imersão, ou mesmo empatia. Depois talvez precise rolar uma edição. Hoje com o advento dos programas de edição é fácil, pense que uma vez editado o filme, você o terá para todas suas aulas. A edição entra como uma ferramenta de tempo, talvez o filme precise de aulas demais, ou tenham cenas impróprias para a idade, sim, censura, é importante. Certa vez precisei faltar um dia e indiquei um filme, era “Os 300 de Esparta”, totalmente diferente de “300”, o primeiro é filme de 1962 que demonstra muito bem o ocorrido, porém bem menos violento que o segundo. 

Outro detalha importante, meu gosto pessoal é meu gosto, não confundir, ainda no começo da carreira entrei em uma que a turma deveria assistir um filme chamado O Leopardo, que EU havia gostado, até hoje, umas das primeiras coisas que qualquer aluno daquela turma fala ao me reencontrar é sobre o filme. Foi um tédio para eles, além ser longo demais. 

Enfim, é essencial que entenda que o cinema é uma ferramenta que pode ser muito divertido e educativo, entretanto não substitui a aula, ele, o cinema, agrega valor. E ainda, pensar em séries, trechos de novelas, desenhos, programas de entrevistas, clipes, entre outros. 

Colégio de Aplicação da UCP

Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis/RJ

por telefone: (24) 2244-4012

por e-mail: aplicacao@ucp.br

Aplicação Mobile

Agora o Colégio de Aplicação da UCP conta com um aplicativo para smartphones e tablets para aproximar ainda mais alunos e pais do Colégio. É o CAUCP na palma da sua mão. Disponível em breve para Android e iOS.

Ouvidoria Aplicação

Se você deseja manifestar opiniões, sugestões, reclamações ou elogios, utilize este canal de comunicação. A sua contribuição é muito importante, pois nos permite aprimorar constantemente a qualidade de nossos serviços.